Saturday, April 21, 2007

UM MENINO DE TIMOR! de Mau Dick

Em homenagem ao "Garoto-Labarik Herói" Manelito Carrascalão ....Quantos outros...Tantos Manelitos estão por ser identificados?

Cacatua branca-Simbolo dos "LABARIKS MÁRTIRES" por Timor-Leste.


UM MENINO DE TIMOR



UM MENINO SEDENTO DE VIDA

UMA RESPONSABILIDADE DE ADMIRAR

ES UM HEROI DO POVO E DA NACAO

UM FILHO QUE A PATRIA SOUBE AMAR



SO TINHAS UNS POUCOS ANITOS

MOSTRASTE SER DE UMA FIBRA DURA

NO DIA DEZASSETE DE ABRIL

LEMBRAR-TE-EMOS COM MUITA TERNURA



DOS FRACOS NAO REZA A HISTORIA

OS TEUS AMIGOS NAO ESQUECERAO

E A TUA LINDA PATRIA TIMOR

TEM PARA TI UM CANTINHO NO CORACAO





UM ABRACO

MAU DICK

9 comments:

Anonymous said...

Sim Maracujá Maduro, obrigado por levantares aqui este problema. Quantos garotos morreram como o Manelito Carrascalão em defesa dos seus ideiais. Tenho visto politicamente celebrarem apenas alguns nomes, esquecendo deste jovem que foi aconselhado a sair de casa quando se ouviram as ameaças dos Mera Putis...Ele não saiu, optu por la ficar e a defender cerca de 145 refugiados, garotos , outro sjovens da sua idade, velhos, etc... e foste o unico a marcar o seu acto heroi aqui nesta página. Já o Luis da Costa da Caparica disse o mesmo.

Obrigado Maracuja! e ganhaste em mim um leitor e fã. Este Blog merece ser promovido vou fazIe-lo junto dos meus amigos. Vamos dar forçå aos Poetas timorenses e aos poetas por Timor.

Daniel Pereira da Fonsca ( o meu pai esteve em Timor como militar e tive conhecimento deste blog atraves do Timor Cartoon)

Ângela Carrascalão said...

Maracujá Maduro,

Bonita e sentida homenagem a sua ao meu sobrinho Manelito!
Alguém comenta que muitos Manelitos mais terá havido de quem nem se fala. É verdade, Manelito representa apenas um desses muitos mártires que pereceram na flor da idade, lutando, ainda que de forma indirecta, pela independência de Timor.
Quando muitos se querem esquecer voluntariamente - sabe-se lá por que razões! - dos que foram massacrados no dia 17 de Abril de 1999 em Díli, na casa dos meus pais, onde então vivia o meu irmão Manuel e filhos e onde estavam refugiados mais de 120 pessoas - dos quais apenas de tem conhecimento de 40! - é muito reconfortante saber que ainda há quem se lembre desses jovens heróis de Timor-Leste, de que o Manelito é símbolo.
Obrigada, pois, Maracujá Maduro.

Anonymous said...

Eu como Timorense estou convencido que ninguem se esqueceu de ninguem neste processo longo de libertacao nacional. Estou igualmente convencido que eh tao importante aquele militante/activista da causa Timorense que comecou cedo desde 74/75 como aquele que finalmente se juntou aa causa nos anos "90. Se formos comemorar todas as datas que cada um dos nossos combatentes tombou, nao vamos fazer mais nada senao comemorar datas. O que me parece importante eh consensualizar uma data em que todos possamos comemorar TODOS. O 12 de Novembro de 1991 eh uma data marcante onde tombaram centenas de jovens de peito aberto enfretando corajasamente os militares indonesios; data essa que catapultou a nossa luta para alem fronteiras e que resultou numa onde de solidariedade um pouco por todo o mundo em prol da nossa causa. O 12 de Novembro tem sido comemorado um pouco por todo o pais e ate nas comunidades Timorenses residentes no estrangeiro desde "92 ate hoje. Inventar novas datas...

Anonymous said...

..."Ele nao saiu, optou por la ficar e a defender cerca de 145 refugiados, garotos, outros jovens da sua idade, velhos, etc..." Eu compreendo Ti Manel e Tia Angela, mas o Manelito optou por ficar em casa para "defender cerca de 145 refugidos" me parece um exagero! Defender com que se todos eles estavam desarmados e o carrascos dos milicias estavam armados ate aos dentes!

Anonymous said...

Anonymous said...
Meus caros amigos. Deixem a tia Angela e o ti Manel em paz. São cidadãos livre e têm o direito de se expressarem como quiserem desde que não ofendam o próximo. O Ti Manel sabe lá o que é um blog...tão doente que ele anda! Deixem-no em paz...alias amigo Maracujá eu tenho um bom poema para este velhote doente e amargurado.


Na minha opinião os políticos que se debrucem neste debate de datas , que seja o 12 de Novembro, porque não? mas que não se esqueçam de outros 12 de Novembros, foram tantos.... Não se esqueçam do 25 de Fevereiro em Liquiçá , 17 de Abril e os 365 dias do ano em que todos os dias era uma luta pegada, e dos que tombaram não só nas “mãos dos mera putis”, mas também de outros, como por exemplo do 26 de Abril defronte do palácio da justiça em circunstancias inadmissíveis, a forma como morrera. O que eu noto é que sempre que aparece um nome que não é da FRETILIN pois que deite lama nesse nome. E muitas vezes essas acções nem sequer são pelo pessoal da FRETILIN, mas sim pelos cobardes que sob o anonimato e frustrações, dizem coisas tão desumanas e tão baixas. Não meus caros anónimos de 8:49 e outros do género, Timor é de todos e o facto de o Maracujá Maduro ter feito a homenagem a este menino- Garoto-Labarik Herói, fê-lo por ser seu amigo pessoal e por ter reconhecido qualidades no garoto que nós não conhecemos. Por aquilo que o Maracujá diz ambos eram amigos . E depois ? Um amigo não tem o direito de lembrar e homenagear o outro que se foi? Não politizem o Manelito e e deixem a justiça e a consciência de cada um funcionar desde que seja para não distruir a paz tão precária da nossa terra. Sinto-me triste quando leio blogs com comentários de pessoas que só sabem distruir....

Obrigada Maracujá por se ter lembrado desse Garoto-Labarik Herói....o seu papel de ajudar não foi só nesse dia 17 de Abril, eu vi-o a ele á irmã Cris a trabalhar lado a lado com o Dr Nelson, e o Issa marido da Ina ( Da organizaçao HOPE), Tia Olandina Caeiro, Tia Maria Quintão, o tio Paulo Freitas e outros a ajudarem esses refugiados.

E por falar dos que não estavam no 12 de Novembro, pois em relação a este Garoto-Labarik Heroi , se em 1999 tinha 17 anos, pois em 12 de Novembro de 91 ele tinha apenas 11 anos de idade... no more coments, Camom anónimo de 8:49 am seja menos negativo , porque ninguém está a comparar o valor do Manelito com os heróis do 12 de Novembro. Eu próprio tenho familiares que desapareceram nessa data e acho que cada um tem o seu lugar e o seu valor . Tempos diferentes, condições diferentes... mas a luta foi só uma “ A LIBERTAÇÃO DE TIMOR”

Para de implicar.... eu tenho pena que comecem a politizar este blog que ao que me parece é um cantinho dos poetas. Leiam o texto de Maracuja , para mim o que ele escreveu sobre o seu amigo Garoto-Labarik Heroi, é um poema em prosa.... Um poeta dá o nome que quiser ao seu trabalho e este nome serve bem ao garoto Manelito, conheci-o....e respeitem a sua memória a dor da família do Manelito é a mesma que a minha, a sua, a do nosso vizinho quando perdemos uma familiar ou um amigo ou qualquer outro ser humano em circunstancias tão dolorosas como o deste garoto...Depois de morto foi cortado em pedaços... Querem mais dor que isso?

Façam poemas porque é isso que o Maracujá quer...Em prosa ou em verso!... Rimando ou em estilo “Fote Maka Riba” desde que sinta, escreva, é bem mais positivo e constructivo para a mente de cada um.

Senhor Mau DicK, e senhor A. Virissimo, obrigado pelo vosso trabalho aqui publicado. Será que o Maracujá vai publicar um livro com os nossos poemas? Seria boa Ideia.



J. Sarmento

Anonymous said...

Para o meu amigo Mau Dick:

( Um possivel amigo de infancia é demasiada coincidencia. Oh pá quantos manecas de Fatu Hada tu conheces oh Mau Dick, se és o que dizes que casou a menina do Cortinhal pois sei quem és!...)

Do Bairro dos Grilos

a Taibesse ...

 Kaikole dos Cadastrais...

Camisa branca ...Risca azul!

trotineta falhou!

Eu...Manecas!!!

lá nos montes de Fatu-Meta...

Tua salavação se transformou!

A hora chegou!

Vai Mau Dick Vai
...
que a menina Cortinhal !

por ti Nao pode essperar...

Não!

Aí! quem te salvou?

Tua trotineta?

Não !

Mas sim o Manecas...

que sem bicicleta

ficou..

Mau Dick Meu Amigo

Saudades dos tempos
Que já lá vão!
Então!
Meu mundo!
É solidão

De dor e tristeza ....

aperta-me o coração
!
sem amor...

sem firmesa...

Não mais por Fatu-Hada.

Nem Fatu-Metu !
Maus agoiros
....
minha Amada
 ...
Levou!!

Asim é a minha vida

sem Amada

nem bicicleta...


Mau Dick meu amigo

Talvez... só de ficção
...
Mas meu coração

Não falha não!


Amigos de infância 

Meu coração..
Não falha Não!!!



Um abraço


Manecas

Anonymous said...

Amigo Maracuja , já que estamos na onda dos Garotos- Labariks herois, aqui tem um poema, por sinal de um timorense que vive em Portugal, o Crisodio Marcos que escreveu este poema sobre o Novembro em Timr, assumo que seja o 12 de Novembro .

Novembro em Timor
De Novembro também se diz
Que é mês dos mortos...

Em timor,
de Novembro, só sabemos
Que acontece todos os dias...

Não é morrer que nos assusta.
O que nos angustia
É sabermos
Que Novembro
Pode ser vazio...

Passam as minutos,
Passam as noites,
Passam os anos
E podem passar as gerações...

Só quando morrer mesmo
o último Timorense com vontade
De ser livre
Então, teremos perdido definitivamente
Uma causa que,
à luz dos nossos horizontes,
É justa!!!

Crisódio Marcos



Anonymous said...

Canta liberdade!
Deixa que o Sol se ponha! Que a Lua sorria!
Deixa que as bátegas
da chuva,
inundem a tua floresta,
banhem as tuas terras...

Deixa que o orvalho da manhã,
faça florir a tua selva...
a tua casa...o teu abrigo...
É lá que vives,
sofres,
amas,
sonhas....!

É lá,
nessas montanhas...
nesses rochedos...
nessa selva...
com o orvalho da manhã!
com o por do sol!
com o sorriso da Lua!
que tu contornas e moldas...
dia a dia...
noite a noite...
a estátua final da LIBERDADE..!
para a tua TERRA...
para a nossa TERRA...

Felizardo Guerra
Abrantes, 17/June/1997

Anonymous said...

Honra seja ao Maracuja Maduro pela homenagem prestada ao Manelito Carrascalao. Inelizmente ha pessoas que nada fizeram durante a luta pela libertacao e agora a sua lingua viperina nao poupa com criticas mordazes e infundamentadas os parentes do Manelito e/ou aqueles que durante muitos anos lutaram por um Timor democratico e livre!