Tuesday, April 24, 2007
"NOVEMBRO EM TIMOR- de Crisodio Marcos
Novembro em Timor
De Novembro também se diz
Que é mês dos mortos...
Em timor,
de Novembro, só sabemos
Que acontece todos os dias...
Não é morrer que nos assusta.
O que nos angustia
É sabermos
Que Novembro
Pode ser vazio...
Passam as minutos,
Passam as noites,
Passam os anos
E podem passar as gerações...
Só quando morrer mesmo
o último Timorense com vontade
De ser livre
Então, teremos perdido definitivamente
Uma causa que,
à luz dos nossos horizontes,
É justa!!!
Crisódio Marcos
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Crisódio que lindo poema . Adorei. Sem duuvida alguma que Timor-LLeste esá cheio de Novembros , desde 1975. Aind hoje na plena independencia os NOVEMBRO ainda existe. Gostei da forma como o poema está composto. Talvez no nosso estilo bem caractaristico de "Fote maka Riba" , que algo que caracteriza os poemas dos que escrevem sobre Timor. Alguns mesmo do Rui Cinaty mantem o nosso estilo bem Timorense do " FOTE MAKA RIBA". Nós somos assim sentimos escrevemos, gritamos, etc!..
Manecas ( de Fatu Hada)
Nao sei se gosto mais do poema do meu jovem amigo e poeta Crisodio ou do comentario do Manecas. Parabens ao Crisodio pelo seu poema e ao Manecas pelo seu comentario.
De um katuas tao incompreendido e vilipendiado
Caro poeta Crisodio Marcos>
Sem dúvida alguma que o NOVEMBRO deste poema reflecte a sua mágoa , a nossa mágoa. que bem que colocou em forma de poema o seu sentir. Essa éa a rte ddo : Foti Maka Riba, e como o Manecas diz e bem dito : Nos sentimos, escrevemos , gritamos ....e eu acrescento sempre a gritar.
O anónimo anterior diz e bem qual esta melhor o poema ou o comentario do Manecas? Um liga ao outro . Sem o poema não haveria este comentario do Manecas, um comentário "bem feliz" como diria a minha professora de Português no Liceu Dr Francisco Machado , a Dr Florinda Albergaria ...Foi minha professora quando eu andava no primeiro ano do 1 ciclo , no Liceu.
ROBIANA!
EU LEMBRO-ME BEM DELA, DA LURDES PESSEGUEIRO, DA LINDALVA DE ABREU ETC...
1967-1972
UM ABRACO
MAU DICK
Post a Comment