Thursday, August 14, 2008

#SEXTA FEIRA 8 DE AGOSTO" de autor anónimo

SEXTA FEIRA 8 DE AGOSTO

SEXTA FEIRA 8 DE AGOSTO
SENTADO A FRENTE DA TELEVISAO
VEJO O "CAIOLAS" TODO POSTO
NO DESFILE OLIMPICO,QUE GOZACAO

EM SIDNEY FOI O MANINHO
AGORA E A VEZ DO MANAO
SEXTA 8 DE AGOSTO DE MANSINHO
SENTADO A FRENTE DA TELEVISAO

ASSIM FICA TUDO EM FAMILIA
MAS QUE GRANDE OLIMPICO ACTO
DAQUI A 4 ANOS QUERO VER O DIOGO
O LACLUBAR, SACUNAR E O MOUSACO

VOU CONCORRER A UM DESTES TRABALHOS
E TRABALHAR NA COPOFONIA
DAQUI A 4 ANOS DEIXO OS TALHOS
MARCHAREI NO AMENASSA EM SINTONIA

UM ABRACO

ENCARNACIOUS FLORIBUNDA

17 comments:

Anonymous said...

O homem que mandou matar o Major José estava no primeiro governo*
(O Major José era o primo do homem de quem eu vou falar)

I
Esta história não é uma história inventada. Não é ficção. Também não é um trabalho académico. Mas, é real. Quase todas as histórias de assassinatos em Timor Leste são semelhantes, têm motivos políticos e originam os mesmos sentimentos. De 1975, 1999 até 2006, os timorenses foram manipulados por razões políticas para se matarem uns aos outros. O arrependimento vem depois. Em 1975, uns eram da UDT, outros da FRETILIN. Em 1999, uns eram independentistas, outros integracionistas. Em 2006, "Quem fala e não faz, o povo deu lição com a mudança política", disse, José Luís Guterres, vice primeiro ministro da AMP no encontro com jovens e estudantes timorenses na cidade de Coimbra. O que certo é que os DOIS LADOS "eram e são" timorenses.
Uma vez, cruzei-me numa estação de metro em Lisboa, Portugal, com o homem que em 1975 era tropa e que deu ordem para os seus soldados ou os seus milicianos matarem mais de 200 prisioneiros de guerra, em quatro localidades, numa aldeia no centro de Timor, chamada Aileu. Alguns dos prisioneiros eram jovens, chefes da família, etc...Entre os soldados ou milicianos e os prisioneiros da guerra, havia irmãos ou familiares uns dos outros.
O homem de quem falo, era alto, de cabelo ondulado, moreno e tinha fugido da guerra civil em Timor Leste em 1975, para Portugal.
O homem confessou todos os pecados que fez durante a guerra civil em 1975 e prometeu que não ia voltar para cometer os mesmos erros do passado e não ia ocupar qualquer posição política num Timor independente. “Se Timor for independente, eu preferia viver dum modo simples, para puder recuperar moralmente dos pecados que cometi, durante a guerra civil em 1975”, disse o homem.

II
A minha mesa de secretária está cheia de papeladas de novos projectos para a construção de Timor. Muitas vezes o meu chefe de gabinete mandou alguns documentos assinados para gráfico sem eu tinha conhecimento. Tenho um bom laptop, oferta dum amigo, uma boa impressora de marca cânon, um copo de água fria e uma fotografia da minha dama. Na parede, há duas fotografias de dois líderes timorenses que eu admiro: José Ramos Horta e Xanana Gusmão. Os dois são líderes que colocam o interesse nacional acima do interesse pessoal e do partido.
Todos os dias leio os jornais de Timor, sobretudo o STL (Suara Timor Lorosa'e) e o Timor Post. Uma vez, fiquei surpreendido quando me deparei com as notícias sobre o homem que cometeu erros em 1975. Está sob investigação da polícia timorense, por ter distribuído armas aos civis.
De certeza, que um homem com este procedimento, não merece o meu respeito.

III
Quando o homem estava no governo, sentia-se muito orgulhoso. O mundo, o poder eram dele. Ele fez tudo e ninguém levantou a voz contra a sua decisão. Um dia, ele mandou a polícia capturar um grande líder da resistência das Forças Armadas, chamado irmão Lbo'ot. Ele não devia fazer isso, porque ele não era polícia nem juiz para poder capturar pessoas. Mas ele fê-lo, por ódio e vingança política.
Em 2002, conseguiu ter um bom casarão em frente da praia de Farol. Tinha 2 carros de luxo, estacionados na sua nova garagem. Casou pela segunda vez com outra mulher. A sua vida era muito feliz.
“Era uma coisa, agora é outra coisa. Antigamente, os meus amigos eram pessoas simples, hoje em dia os meus amigos são empresários e grandes políticos de Timor ”, disse o homem.

IV
O comunismo foi rejeitado na Indonésia em 1965 numa operação chamada G 30 S ou Movimento 30 de Setembro. Em Timor Leste, nos anos de 1974 e 75, o comunismo foi introduzido por comunistas portugueses, mais propriamente oficiais milicianos esquerdistas e por estudantes universitários timorenses idos de Lisboa após 25 de Abril. Por isso, provocou a entrada da Indonesia "militarmente" em Timor Leste em 07 de Dezembro de 1975. No mesmo ano foram mortos mais de 200 prisioneiros da guerra civil timorenses em Aileu, Maubisse e Same . Os prisioneiros da guerra civil que morreram em 1975 em Aileu, Maubisse e Same devem-ser recordados, respeitados e honrados, porque eles eram anticomunistas. Tenho consciência para dizer que a independência de Timor foi alcançada não apenas por Fretilin mas por todos filhos timorenses, sejam eles filhos da FRETILIN, da UDT ou da APODETTI.
Segundo Xanana Gusmão no seu discurso ao povo e aos líderes e membros da Fretilin, dia 22 de Julho de 2006: - para limparem o nome de todos os que a FRETILIN assassinou porque os considerava traidores, mas que não eram traidores, apenas não aceitavam a ideologia marxista-leninista, e para que as suas famílias possam estar descansadas. - que a FRETILIN pedisse desculpa ao Povo, sobretudo aos familiares das vítimas.

Uma boa leitura.

* Celso Oliveira, poeta timorense

Anonymous said...

OlA CELSO!

DEPOIS DESSE PALEIO TODO CHEGUEI A CONCLUSAO DE QUE O HOMEM SO PODE SER O RL.
E EU ATE NAO SOU BRUXO!

UM ABRACO

MAU WATSON

Anonymous said...

Celso Oliveira ..poeta timorense! Quem e que disse? O pa deixa que os outros te chamen poeta , e poe a vaidade de lado....


Nao Celso e dizem que sou poeta. Eu nao disse nao!...

Anonymous said...

Leio sempre este blog ! Tudos os dias, ou melhor, todas as noites nos meus passeios pela net, esta pagina não me falha. Gosto dos poemas aqui publicados . Gostaria de ver mais poemas de poetas timorenses , em qualquer lingua. Gosto dos poemas do Abe Barreto, MGabriela Carrascalao, A. Virissimo, claro do Borja da Costa e do Xanana . Tambem gosto de ler as graças do Mau Dick . Parabens ao Maracuja Maduro por ter criado esta pagina .

o amigo

Manecas de Fatu Hada

Anonymous said...

E EU POETA OFENDIDO
DAS OFENSAS DO MANECAS
NAO ESCREVEREI MAIS POEMAS
ACABAM-ME DE CAIR AS CUECAS

UM ABRACO

MAU DICK SEM GRACA

Anonymous said...

O Pá Mau Dick :

Quando disse que gosto de ler as graças do Mau Dick , quero dizer que gosto de ler a forma como escreves. Tem um sentido de humor que muitos sonham ter e torna-se ainda mais marcante quando dizes em forma de poesia ou poema. Tomar eu! As vezes leio alguns que muito se esforçam mas não chegam lá não!
Não deixes de escrever nesta página porque o pessoal já se habituou a ler'te.

Um abraço do teu amigo de Fatu Hada e tu de Fatu Meta la para os lados dos Cortinhais ... e continua com os teus poemas pá.

Manecas de Fatu Hada

abnersanga said...

saya ingin banyak tahu tentang berita-berita di Timor Leste, apakah saya bisa mendaptkannya dalam bahas indonsia. terimakasih

Anonymous said...

ERA UMA VEZ UM ACORIANO
A QUEM SE CHAMA DE MADRUGA
NAVEGADOR DOS SETE COSTADOS
CARA VELHINA SEM VERRUGA

UM BELO DIA DECIDIU VISITAR TIMOR
E NUM BELO VELEIRO PARTIU
FEZ CHORAR AMIGOS QUE NAO TINHA
ATE O A.VERISSIMO SE RIO

VAI BEBER A AGUA DE COCO
POR MOSQUITOS SER PICADO
ABENCOADO PELOS BISPOS
E COMER BACALHAU, BEM REGADO

MAS QUE LINDA HISTORIA
QUE HA MUITO TEMPO NAO OUVIA
FEZ-ME ARREPIAR A PELE
E FEZ CANTAR A COTOVIA



UM ABRACO

MAU DICK

Anonymous said...

IHA FOTOGRAFIA BOOT NICOLAU LOBATO NIAN IDA NIA OIN

*) “Tetaplah bersinar meski setiap kali kita tesungkur”
NELSON MANDELA


Ba rai lulik ida-ne’e,
ba rai kmanek ida-ne’e,
nia fó nia fuan, nia fó nia aten, nia fó nia neon.

Nia--ita-nia mestre,
nia—ita-nia mata-dalan,
hatudu naroman.
La’o no husik hela ita,
ho otas nurak,
La’o no rai hela ba ita, ho liafuan murak:
“A nossa victória é a questão do tempo!”
--
Agostu 2008

@ Abe Barreto Soares

Anonymous said...

E O ACORIANO MADRUGA LA ZARPOU
DESEJAMO-LO UM FELIZ REGRESSO
UM VERDADEIRO PORTUGUES
MAIS UM MARCO AMIGO NO PROGRESSO

E QUANDO ESTIVERES PERTO DOS AZORES
E VERES-TE DE MILHAFRES RODEADO
LEVANTA A CABECA BEM ERGUIDA
O POVO DE TIMOR DIZ OBRIGADO

E NAO TE ESQUECAS DE CONTAR
AOS TEUS NETINHOS, TAL FEITO
ES UM VALENTE PORTUGUES
UM HOMEM QUASE PERFEITO

UM ABRACO

MAU DICK

Anonymous said...

Belun poeta Abe,
Hau kontinua halo leitura ba belun nia poezia. Bele dehan katak furak los lê belun nia poezia.
Iha tempu uluk, Timor nia poeta hanesan: Borja da Costa, Fernando Sylvan, seluk-seluk tan, lori sira nia hakerek konsege muda buat barak iha Timor.
Nicolau Lobato husik hela valor bo'ot ba Timor oan hotu. NL merese ita Timor oan nia respeitu.

Forsa poeta Abe.

Abrasu 1 hosi kolega diak iha England.

Anonymous said...

Poesias de Fernando Sylvan, Jorge Barros Duarte, Borja da Costa, Abe Barreto, Gabriela Carrascalao, Mau Dick, Celso Olveira e outros lem-se com agrado. Mas borradelas como esta que fala do Caiolas, eh apenas reflexo de inveja de quem nao sabe fazer mais nada do criticar tudo e todos. Eh como animais que sentem comichao nos cornos e marram a torto e a direito!

Anonymous said...

ENCARNACIOUS FLORIBUNDA,

Voceh vai concorrer ao um desses trabalhos?!... Hahahahahahahahah!!...
Pois meta a papelada, mas como nao sabe fazer mais nada nunguem o aceita. A nao se r para aumentar os mas linguas que aqui estao!...

Anonymous said...

O anonimo das 4:51am, tem espirito retrogado e esquece-se que o tempo da inquisicao ja acabou ha muito tempo.Fazer poesia nao tem limites.
Um bom poeta escreve sobre varios temas, dependendo do seu estado de espirito e inspiracao.Por obstaculos como sugere, so me faz lembrar o tempo da censura.Porque tem teclado ingles e talvez vive fora ha muitos anos, matou-me o espirito de esperanca que acalentava.Nao aprendeu nada depois de tantos anos.

Passe bem

ENCARNACIOUS FLORIBUNDA MORRIBUNDA

Anonymous said...

Dili, 27 fulan-Agostu, 2008

Maluk leitor sira hotu,

Ho laran haksolok ha'u hakarak hato'o katak ha'u apresia tebes ho imi-nia liafuan kmanek ne'ebe fo sai kona-ba poezia sira maka ha'u haruka tiha ona ba iha blog ida-ne'e. Ita sorte tebes iha maluk ida hanesan Maracuja Maaduro, ne'ebe iha vontade boot atu mantein nafatin blog ida-ne'e, hanesan fatin ba ita atu dada lia artistikamente. Imi-nia apresiasaun murak no klean ba poezia sira ne'e, kria tebes duni komunikasaun ida maka furak entre ita hotu.

Ha'u hein katak ha'u sei iha kbiit liutan atu hakerek no hakerek, iha tempu sira ikusmai.

Ho poezia, ita hananu, ho poezia ita tebe, ho poezia ita dahur. Ho poezia ita dada lia. Hamutuk ita
la'o, hakat hasoru loron aban.

Ksolok wain,
ABE BARRETO SOARES

Anonymous said...

Voce poeta, Encarnacious?!
Va dar uma volta!...
De poesia nada tem as suas borradelas!..

Anonymous said...

SOU POETA MESMO NAS BORRADELAS
NAO FAZES CALAR A LIBERDADE
DIGAS O QUE DISSERES
SEREI POETA PARA A ETERNIDADE

E TU MEU MARMANJO INVEJOSO
DEFENSOR DO QUE E DESPREZIVEL
AINDA ME METES MAIS NOJO
AO DEFENDERES O INDEFENSIVEL

SEI QUE ESTA MUITO ABORRECIDO
POR TER TOCADO NO CAIOLAS
MAS A VIDA TEM DESTAS COISAS
MEU GRANDESISSIMO GABAROLAS

VOU ACABAR POR AQUI HOJE
POIS JA E TARDE E SUFICIENTE
MAS SE TIVERES MAIS PALEIO
RESPONDEREI CERTAMENTE


ENCARNACIOUS FLORIBUNDA RESSUSCITATIS